Ligeiramente adaptado, o paralelo 38 rasga a península da Coreia e surge-nos como uma ferida que o Tempo ou os Homens não souberam cicatrizar, numa região relativamente pequena, onde os dois blocos mundiais e antagónicos vieram convergir, mudando para sempre o cenário geopolítico asiático e mundial. Esta linha chega até hoje como a memória desenhada a sangue de uma guerra que ainda divide duas ideologias, duas metades de uma cultura e de um país. O espectro de um conflito que, embora tenha começado em 1950, ainda não acabou.
Quais os motivos que deram origem a esta guerra e quais eram os interesses de cada uma das partes? Quem eram os agentes políticos intervenientes? Quais as suas repercussões locais e internacionais, em termos humanos, económicos e geopolíticos, a curto e a longo prazo? Haverá perspetivas futuras para um acordo de paz?
Estas são alguns dos assuntos que poderás ter a oportunidade de ouvir e ver abordados na próxima sessão do Quórum – Fórum Político que contará com a presença de Sofia Teixeira, médica e antigo membro do Quórum. No próximo dia 18 de novembro, pelas 18 horas, contamos com a tua presença!
Esta sessão irá decorrer na plataforma Zoom.

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas