Desde o surgimento das civilizações antigas do Egipto e da Grécia que o modo de funcionamento da mente humana é um tópico de grande interesse, especialmente a nível filosófico. À medida que os povos se foram desenvolvendo, diferentes correntes para explicar o papel da consciência, a existência ou inexistência do livre arbítrio, o funcionamento do pensamento e do comportamento humano foram surgindo. Estas, cada vez mais suportadas pelo método científico, deram origem ao que hoje denominamos por Psicologia.

Quais as correntes teóricas que abriram caminho à Psicologia da forma que conhecemos? Quais foram as descobertas mais emblemáticas neste campo? De que forma é que estas nos ajudam a compreender o ser humano?

Num guia pragmático e sucinto, Nigel C. Benson, autor e ilustrador britânico, propôs-se a cobrir as principais questões e escolas de pensamento, assim como as personalidades mais influentes da Psicologia.

Esta obra pertence à Coleção Humanista do Quórum – Fórum Político e encontra-se exposta para consulta na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.