Desde o nascimento da civilização moderna, houve uma crescente necessidade de organização das sociedades para acompanhar o progresso alcançado nas mais diversas áreas. Assim, foi necessária uma constante adaptação do sistema governativo tendo por base uma série de objetivos políticos, económicos e sociais.
Nos últimos anos assistiu-se, um pouco por todas as democracias ocidentais, a uma crescente polarização do discurso político e à enfatização e demarcação dos diversos partidos consoante a sua ideologia política. No entanto, ainda nos dias de hoje é comum haver um certo grau de iliteracia no que toca ao verdadeiro significado da classificação de um determinado partido/política como sendo de direita ou de esquerda, e das suas implicações nos mais diversos sectores da sociedade.
Em véspera de eleições legislativas, poderá ser pertinente refletir acerca deste tema.
Assim, o que distingue uma política de direita de uma política de esquerda? Quais as premissas base nas quais estas ideologias assentam? Em que difere um democrata-cristão de um social-democrata? Que políticas defendem governos de esquerda e de direita relativamente a controlo de mercados ou distribuição de riqueza?
Caso queiras saber mais sobre este assunto, já tenhas uma opinião formada ou não encontres respostas que te satisfaçam, não deixes de marcar presença no próxima atividade do Quórum, Workshop: Ideologias Políticas no dia 2 de outubro às 18:00, na sala 4 do CIM.

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.