A importância da China no panorama mundial, com a sua dimensão populacional, geopolítica e comercial, torna a sua presença imprescindível em qualquer discussão política da atualidade.

Desde 1949 nomeada como República Popular da China, é o terceiro país mais extenso territorialmente, a segunda maior economia, e o mais populoso do mundo. Mas a superpotência emergente na qual se transformou nas últimas décadas não pode fazer esquecer a realidade prática dos seus habitantes, mais de mil milhões, nem a sua realidade política.

Sob um regime socialista unipartidário desde 1949, a China rege-se por um sistema hierárquico de poder não dependente de eleições e continua a ser apontada como um regime totalitário, com privação de direitos e fortes restrições à liberdade de imprensa, opinião, reunião ou religião.

Qual é a verdadeira realidade da população chinesa? Quais são as condições, possibilidades, liberdades e direitos de um país com quase um quinto da população mundial? O que significa viver num país onde todos os meios de imprensa são controlados pelo Estado, sem redes sociais como o Facebook ou websites como a Wikipedia? O que é a verdadeira China do século XXI?

Caso queiras saber mais sobre este assunto ou partilhar as tuas opiniões e reflexões aparece! Não percas o próximo evento do Quórum, “Geopolítica para Totós – China”, na Sala 3 do CIM na FMUP, no dia 12 de março.

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.