No próximo dia 27 de novembro, às 18h, na sala 1 do CIM, realiza-se a 3ª sessão de discussão do Contracapa, grupo literário da FMUP, realizada em parceria com o Quórum – Fórum Político. Desta vez, a sessão será temática, dirigindo-se ao texto dramático, e trará para discussão Um Inimigo do Povo, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, no qual o tema de destaque será a corrupção.

Henrik Johan Ibsen (Noruega, 20 de março de 1828) é considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Foi o maior dramaturgo norueguês do Século XIX e, também, poeta e diretor teatral, apelidado o “pai do drama em prosa”. Entre seus maiores trabalhos destacam-se, entre muitos outros: Brand, Peer Gynt, Um Inimigo do Povo, Imperador e Galileu e Casa de Bonecas.

Em Um Inimigo do Povo (1882), um drama em cinco atos, que segue a estrutura típica do drama realista do final do século XIX, o autor expõe de uma forma direta e crua a colisão do indivíduo com o coletivo; a rotura de um homem que descobre uma verdade e, confrontando-a com a cidade apercebe-se de que esta, manipulada pela imprensa e pelo poder, prefere viver na mentira. Discussões familiares, corrupção, manipulação política, assembleias populares e apedrejamentos, tudo isto pauta o enredo de Um Inimigo do Povo, expondo de forma honesta uma realidade que, nos dias de hoje, não estará assim tão distante da nossa.
A sessão será conduzida pela atriz Mariana Pires.

Caso tenhas interesse no tema e queiras saber mais sobre a obra ou partilhar alguma ideia que te ficou na memória, aparece!

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.