Aqui, agora, diante de nós, o mundo e a humanidade ostentam um paradigma único e irrepetível, diferente do que foi e diferente do que há de ser: o dia de hoje será também mais uma Página da História, mais um capítulo deste intrincado enredo que herdámos e que construímos, que descobrimos e que escrevemos. São páginas repletas de perigos, de surpresas, de descobertas, de sangue de gregos e troianos, de fundas hebraicas, de gládios romanos, de cimitarras persas, mosquetes franceses, e ogivas nucleares americanas. São páginas lidas ao som de alaúdes num alcácer mourisco e lembradas por um contrabaixo nostálgico num bar de jazz de New Orleans. Mas quem as escreveu, quem as narrou, quem as ouviu? E, mais que tudo, o que está escrito nestas Páginas da História?
Capítulo XX
Mal nasce o rio Danúbio na Floresta Negra, é-lhe cravado o destino de num também Negro Mar se espraiar. É negro o manancial, negra a foz e certamente negras as memórias choradas no seu leito, quando cruza o coração de Belgrado, quando ele próprio se torna mais uma de tantas linhas que dividem os Balcãs, quando lava de águas azuis o castelo de cartas que ali se ergueu pelas mãos de Tito, que ali caiu e que ali outrora se chamou Jugoslávia.
São naipes diferentes que se distribuem em vagas: ora uma espada católica saída da mão croata é cortada por copas ortodoxas da sérvia, ora ouros islâmicos caem na mesa dos Balcãs vindos do jogo do Kosovo. São cores étnicas que, a partir dos tradicionais preto e vermelho, se multiplicam em cores da Sérvia, Croácia e Eslovénia, em mantas de retalhos do Kosovo à Bósnia, do Montenegro à Macedónia. O trunfo? É o comunismo. Mas eis que, em 2006, com a separação do Montenegro e da Sérvia, as cartas do castelo entre o Ocidente e o Oriente, entre o islão e o cristianismo, entre a NATO e o Pacto de Varsóvia estão espalhadas. Mas a História segue, como o Danúbio segue para o mar: as cartas já foram baralhadas, aos poucos partidas e agora dadas para um novo jogo.
Quer já tenhas uma opinião formada, quer queiras encontrar respostas às tuas dúvidas sobre o assunto, não deixes de marcar presença no próximo evento do Quórum, “Páginas da História: A Jugoslávia”, no próximo dia 21 de novembro, sala 3 do CIM, FMUP.
Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.