É já no próximo dia 8 de março que se celebra internacionalmente o Dia da Mulher. Quando esta homenagem surgiu, na primeira década do século XX, a força dos movimentos de emancipação começava a colher os primeiros frutos, mas será que há razões para parar essa luta?

Em 1893, a Nova Zelândia foi o primeiro país a legitimar o sufrágio feminino e, mais de um século depois, o mesmo foi alcançado, ainda que com restrições, na Arábia Saudita. Atualmente, a desigualdade de oportunidades, educação, trabalho e remuneração para a mulher, a mutilação genital feminina, os casamentos forçados, a subjugação total da individualidade, são ainda uma realidade para mulheres em todo o mundo.

Hoje o Dia da Mulher é uma oportunidade para relembrar que reflexões ainda serão necessárias. O que significa ser mulher nas várias sociedades e regiões do mundo? Que liberdade têm nas suas escolhas? Porque é que mulheres em todo o mundo não são reconhecidas com a dignidade própria de um ser humano no seu pleno direito? Qual foi o caminho percorrido e qual deverá ser o caminho futuro?

Não deixes de marcar presença neste dia dedicado à reflexão e à discussão destes e tantos outros assuntos! Não percas o próximo evento do Quórum, “Dia da Mulher”, quarta feira, dia 7 de março!

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.