Aqui, agora, diante de nós, o mundo e a humanidade ostentam um paradigma único e irrepetível, diferente do que foi e diferente do que há de ser: o dia de hoje será também mais uma Página da História, mais um capítulo deste intrincado enredo que herdámos e que construímos, que descobrimos e que escrevemos. São páginas repletas de perigos, de surpresas, de descobertas, de sangue de gregos e troianos, de fundas hebraicas, de gládios romanos, de cimitarras persas, mosquetes franceses, e ogivas nucleares americanas. São páginas lidas ao som de alaúdes num alcácer mourisco e lembradas por um contrabaixo nostálgico num bar de jazz de New Orleans. Mas quem as escreveu, quem as narrou, quem as ouviu? E, mais que tudo, o que está escrito nestas Páginas da História?

Capítulo XX
Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo divide-se e uma cortina de ferro cai sobre a Europa. Duas potências encontram-se face-a-face, como numa tensa e delicada partida de xadrez em que cada estratégia é ponderada e cada peça é movida com cautela. Ora se posiciona o plano Marshall, ora o Comecon avança, ora dois peões são perdidos na corrida espacial, uma torre é posta em Cuba, um cavalo na Coreia, e um bispo no Vietname. Ora a NATO põe o Pacto de Varsóvia em cheque, ora é o cenário oposto que se constrói. A partida é intensa, complexa, fria, e promete ficar para a história.

Quer já tenhas uma opinião formada, quer queiras encontrar respostas às tuas dúvidas sobre o assunto, não deixes de marcar presença no próximo evento do Quórum, “Páginas da História: A Guerra Fria”, no próximo dia 21 de novembro!

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.