O dia das eleições presidenciais nos E.U.A. aproxima-se inexoravelmente, e, com ele, aumenta a expectativa sobre quem será o próximo presidente de uma das maiores potências mundiais.

Após umas eleições primárias particularmente agitadas, as nomeações partidárias recaíram sobre Hillary Clinton, pelos democratas, e Donald Trump, pelos republicanos. A sociedade americana parece profundamente dividida entre os dois. Muitos são os temas quentes destas eleições: economia, terrorismo, política internacional, cuidados de saúde, imigração, administração interna, entre outros. Ambos os candidatos estão envoltos em polémicas, sendo já vários os escândalos que transformaram estas eleições num grande acontecimento mediático.

O que significará o fenómeno Trump? Será Trump a imagem de um populismo xenófobo e sexista crescente ou o real representante dos ideais americanos que se cansaram do “politicamente correto”? Será Hillary uma marca de estabilidade nesta campanha ou o estereótipo de candidata de um sistema eleitoral corrupto? Serão estas eleições uma prova da falência do sistema democrático dos E.U.A.? Quais as consequências destas eleições para o posicionamento geoestratégico dos E.U.A. no mundo?

Quer já tenhas uma opinião formada, quer não encontres respostas que te satisfaçam para tudo isto, não deixes de marcar presença no próximo debate do Quórum, dia 2 de novembro!