Recentemente, o Brasil tem sido palco de uma crise política, acompanhada de manifestações e protestos que estão a fazer tremer o governo, mas também instituições judiciais e os sistemas económico e civil. Mas, afinal o que se está a passar no nosso “país irmão”?

Após o enfraquecimento que o envolvimento no caso Petrobas e outros escândalos de corrupção tinham já provocado na liderança de Dilma Rousseff, a divulgação de uma chamada telefónica entre esta e o ex-presidente Lula da Silva fez rebentar uma crise política com enormes repercussões. A agravar esta situação, Dilma foi acusada de ter nomeado Lula da Silva ministro da Casa Civil com o objectivo de lhe conferir impunidade jurídica.

Neste contexto, o pedido de “impeachment”, já aprovado pelo congresso, foi a mais recente repercussão. Se aceite pelo senado, este fará com que Dilma perca o mandato, permanecendo inelegível por 8 anos.

Será isto um bom exemplo da justiça a funcionar ou antes um golpe de estado camuflado? Haverão eleições num futuro próximo? Para onde caminha a política brasileira?

Quer já tenhas uma opinião formada quer não encontres respostas que te satisfaçam para tudo isto, não deixes de marcar presença no próximo debate do Quórum!