Nos dias de hoje, conceitos como a definição de fronteiras, a posse dos recursos naturais, ou os conflitos que marcaram as relações históricas entre países, parecem desvanecer-se na aparente fluidez do mundo globalizado. Quotidianamente consumimos produtos de origem longínqua, viajamos facilmente para todas as partes do mundo, emigramos em busca do sucesso, num mercado de trabalho global. No entanto, a perspectiva Geopolítica do panorama internacional continua a ser essencial à compreensão da atualidade, permitindo entrever a génese de conflitos, alianças, dependências, migrações, desigualdades e traços culturais, que nos parecem incongruentes com a visão do mundo global.

A análise geopolítica mostra-nos como um país pode singrar e evoluir, ou falhar e desaparecer, conforme a sua posição estratégica no mapa mundo, a sua relação histórica com os países vizinhos ou os seus recursos naturais. Permite-nos contextualizar o presente no passado, e até fazer previsões sobre os posicionamentos futuros das nações, com base em padrões de comportamento que se repetem. Abarcar esta perspectiva permite-nos conhecer as verdadeiras possibilidades de atuação política ou militar de um país, influenciadas pelas circunstâncias físicas e culturais deste, e pelas suas interações passadas com o contexto.

Assim, o Quórum apresenta-te o ciclo de conferências “Geopolítica para totós”, sobre alguns dos mais importantes conflitos e potências mundiais, conduzindo-te numa viagem à sua origem, e guiando-te através do emaranhado de influências e condicionalismos perdidos na História, mas que continuam a dirigir o correr da actualidade.

Muito se ouve sobre o conflito Israelo-Árabe – notícias multiplicam-se, opiniões debatem-se, mas a verdade é que a maioria das pessoas não consegue contextualizar este conflito que parece interminável e omnipresente. Enquanto as baixas se acumulam de ambos os lados e gerações nascem e morrem sob o signo de um ódio que se tornou parte da sua herança cultural, as perguntas óbvias são, também, as mais difíceis de responder: Qual é a origem e o contexto histórico deste conflito? Porque é que se mantém? O que influencia as posições de outros países? Ainda há lugar para a sua resolução pacífica ou tudo aponta para uma perpetuação das hostilidades?

Para uma discussão e um debate consciente é essencial, antes de mais, compreender a realidade do conflito. Se queres saber mais ou partilhar a tua opinião, participa na 1ª Conferência do Ciclo “Geopolítica para totós” do Quórum!

Basta inscreveres-te, enviando um e-mail para o Quórum (quorumfp@gmail.com) com os teus dados, incluindo o nome completo. Esta atividade está aberta a toda a comunidade da Universidade do Porto.