Nas últimas semanas, o debate acerca da eutanásia tem vindo a ganhar relevo, desde que o movimento “Direito a morrer com dignidade” publicou um manifesto a favor da morte e do suicídio assistido. Da lista de apoiantes contam-se nomes como Rui Rio, Sobrinho Simões, Sérgio Godinho ou o director-geral da Saúde, Francisco George.

A favor ou contra, o debate parece ter ganho força na sociedade portuguesa, e uma discussão na Assembleia da República parece próxima. Estando já legalizada em muitos países, a eutanásia é um tema particularmente fracturante da sociedade e a própria Ordem dos Médicos ou a Associação Portuguesa da Bioética defenderam um debate alargado, não havendo consensos entre os membros destas organizações sobre o tema.

Será que manter alguém, intelectualmente consciente, vivo contra a sua vontade, não será ir contra a liberdade e autonomia dessa pessoa? Ou não é uma escolha que nos caiba fazer, particularmente no caso da comunidade médica?

Neste contexto, informação e conhecimento são essenciais para uma tomada de posição consciente, e para isso, o Quórum organiza um debate, que contará com a presença do professor Miguel Ricou para os esclarecimentos teóricos necessários. Quer precises de um espaço para reflectir sobre o assunto, quer já tenhas uma opinião formada, junta-te a nós no QUÓRUM!