Assististe à conferência sobre a EU Carrers organizada pela AEFMUP e estás curioso/a por saber mais acerca da UE? Ou simplesmente gostarias de conhecer os Órgãos e Agências da União Europeia, as suas competências e como funcionam?

Fundada em 1958 por seis países, a Comunidade Económica Europeia (CEE), que em 1993 se tornou a União Europeia (UE), tinha inicialmente objetivos exclusivamente económicos.
Entretanto, com a adesão de mais 22 países, a UE foi evoluindo, passando a abranger outros domínios de intervenção como a saúde, o ambiente, a segurança e a migração, sob orientação dos valores comuns e primordiais de dignidade pelo ser humano, liberdade, democracia, igualdade, estado de direito e defesa dos direitos humanos.

Contudo, os vários países mantêm a sua soberania, partilhando entre si múltiplas instituições, cujo funcionamento nem sempre é claro ao público geral.
Tendo em conta o contexto pandémico em que vivemos há mais de um ano, e sendo o Conselho da UE presidido por Portugal durante o primeiro semestre de 2021, torna-se ainda mais relevante compreender melhor as dimensões da UE.

Para tal, vem assitir ao workshop de Literacia Europeia, organizado pelo Quórum e com a participação da Dra. Catarina Neves, no dia 19 de março às 18h, via Zoom!

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas