2021 é um ano que vai marcar politicamente Portugal. Em Janeiro é eleito o Chefe de Estado Português, numa altura em que as incertezas sobre a estabilidade política e económica do nosso país se adensam e na qual se discute o papel que o/a (novo/a) Presidente da República terá na fase de transição pós-pandemia e se, por sua vez, assumirá uma posição de continuidade ou de rotura perante a liderança passada.

Este ano vai, também, ser marcado pela 4.ª Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. O trio de Presidências do Conselho da UE vai ter a presença de Portugal, da Alemanha e da Eslovénia num período crítico, tanto devido às questões de gestão da pandemia Covid-19, como também da nova Presidência americana por Joe Biden, que promete uma aproximação aos seus aliados tradicionais ou ao crescente questionamento da autoridade UE, por países com crescentes tendências populistas, como a Polónia, Itália ou Hungria.

Quem são os candidatos a Presidenta da República Portuguesa e o que poderemos esperar de cada um? O que é Presidência do Conselho da UE e em que medida a intervenção de Portugal nos afetará e à UE?

Estes são alguns dos assuntos que poderás ter a oportunidade de ouvir e ver abordados na próxima sessão do Quórum – Fórum Político que contará com a presença dos coordenadores do Quórum: Irène Santos e António Teixeira. No próximo dia 11 de dezembro, pelas 18 horas, contamos com a tua presença!

https://go.aefmup.pt/Quorum_EstadodaNacao

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas