Após um século marcado por confrontos e divisões étnicas e raciais, nomeadamente a Segunda Guerra Mundial ou as guerras pela independência das colónias europeias, e com um palco geopolítico mundial mais estável após a Guerra Fria, a Humanidade encarava o século XXI como um ponto de viragem, no qual se poderia voltar para si mesma com um espírito ressurgido de humanismo.

Todavia, com feridas étnicas ainda não saradas, aliadas a tensões migratórias pré-existentes, e com a crise económica que promoveu a degradação das condições económicas nos países ocidentais e o (res)surgimento de retórica populista e xenófoba na ágora política, cedo se tornou evidente que tais problemas estavam longe de serem resolvidos e o início do século XXI não iria ser marcado pelo ressurgimento do esperado sentimento humanista. O debate em torno do racismo iria marcar este século, da mesma forma que marcara o passado. E Portugal não iria estar fora dele.

Qual é a origem e o estado atual das tensões étnicas em Portugal? Quais são as repercussões dos recentes casos polémicos de discriminação e violência racial no nosso país? Qual o papel do sistema judicial e da educação no combate/perpetuação de comportamentos discriminatórios?

Estas são alguns dos assuntos que poderás ter a oportunidade de ouvir e ver abordados na próxima sessão do Quórum – Fórum Político que contará com a presença da Dra. Joana Cabral, ativista e membro do SOS racismo. No próximo dia 20 de abril, pelas 18 horas, contamos com a tua presença!

Esta sessão irá decorrer na plataforma Zoom, num link a disponibilizar brevemente.

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas