Com uma história complexa e em constante mudança desde há vários séculos, a Turquia figura-se nos dias de hoje como uma importante potência, quer pela sua localização geográfica estratégica, quer pelo seu papel preponderante na cena política mundial.

No entanto, e apesar de décadas de cooperação com a Europa e com o Ocidente, temos assistido nos últimos anos a uma progressiva radicalização do seu governo sendo aparente um retrocesso para um estado progressivamente menos laico e democrático, com posições por vezes hostis para com os seus parceiros ocidentais.

Assim, e tendo em conta a importante ponte geostratégica estabelecida pela Turquia em termos dos binómios ocidente/oriente e europa/ásia, torna-se pertinente conhecer e compreender este país no sentido de adquirir uma ideia mais pormenorizada da geopolítica do mundo atual.

Qual é, então, a estratégia geopolítica adotada pela Túrquia nos últimos anos? E de que forma é que esta contrasta com o percurso escolhido pelo país no passado?Quais as implicações destas decisões em termos da política externa da União Europeia?

Estas são apenas algumas das temáticas que poderás ter a oportunidade de ouvir e ver discutidas na próxima sessão a ser organizada pelo Quórum – Fórum Político. Caso tenhas ou não uma opinião formada sobre o assunto, não percas esta atividade, que contará com a presença do Prof. Dr. Vítor Teixeira, professor da Universidade Católica Portuguesa e investigador na área da Geopolítica Asiática e do Médio Oriente. No próximo dia 20 de abril, pelas 18 horas, contamos com a tua presença!

Esta sessão irá decorrer na plataforma Zoom, no seguinte link: https://us02web.zoom.us/j/89142584834

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas