Com o progresso da medicina vivido ao longo dos séculos XIX e XX e com a sua maior acessibilidade pela população foi possível, num relativamente curto espaço de tempo, aumentar de forma exponencial a esperança média de vida e como alterar de forma profunda a epidemiologia da mortalidade humana, passando a haver uma comparativamente maior proporção de indivíduos a viverem com uma ou mais doenças crónicas e/ou degenerativas. Foi então neste contexto que surgiram, no cerne da esfera pública, as primeiras discussões acerca da eutanásia e da sua aplicabilidade no mundo atual.

A eutanásia consiste no ato intencional de proporcionar uma morte sem dor nem sofrimento, a um indivíduo com uma doença ou lesão incurável e causadora de sofrimento físico ou psicológico intenso e persistente, antecipada a seu pedido e com o seu consentimento informado, de forma medicamente assistida. Sendo que atualmente na grande maioria dos países não existe legislação específica sobre o assunto, de maneira que do ponto de vista penal é um ato que quando praticado pelo próprio se considera ser suicídio e quando praticado por um terceiro se considera ser homicídio.

Em Portugal, e após o chumbo de vários projetos lei sobre a temática em 2018, deu-se agora o primeiro passo no processo da despenalização criminal da eutanásia com a aprovação por parte do Parlamento português das 5 propostas levadas a votação, levando assim o país por um caminho semelhante ao já percorrido por outros países europeus onde este ato é atualmente permitido.

Mas de que forma é que a eutanásia se diferencia da morte medicamente assistida ou do suicídio assistido? Em que moldes poderá a eutanásia ser aplicada? Quais as implicações desta mudança para a nossa sociedade?

Estas são apenas algumas das temáticas que poderás ter a oportunidade de ouvir e ver discutidas na próxima sessão a ser organizada pelo Quórum – Fórum Político. Caso tenhas ou não uma opinião formada sobre o assunto, não percas esta atividade do Quórum, “Eutanásia: E Agora?”, que contará com a presença do Doutor Bruno Maia e Doutor Filipe Almeida e com a moderação do Professor Miguel RIcou. No próximo dia 10 de março, pelas 18 horas, no Anfiteatro Nascente, contamos com a tua presença!

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.