Finda a 2ª Guerra Mundial e encontrando-se os países europeus totalmente devastados pelos sucessivos anos de conflitos armados, os políticos das principais potências europeias, apoiados em grande parte pela opinião pública, perceberam a necessidade da criação de um projeto de integração europeu, não só a nível económico mas também a nível social e político, por forma a garantir a prosperidade e a estabilidade da região.

Através da criação da Comunidade Europeia do Carvão e Aço (CECA) em 1951, passando pela Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1957, e culminando em 1993 (pelo Tratado de Maastricht) com a fundação da União Europeia, criou-se uma nova potência económica e política, com extrema influência no panorama internacional, que engloba, hoje, a maior parte dos países do continente europeu.

Assim, e apesar de todos os progressos alcançados, ao longo da história da União Europeia, inúmeros desafios foram surgindo que determinaram, por vezes, uma onda de crescimento e influência e, outras vezes, a estagnação do processo de integração europeia.

Nos tempos mais recentes, com a crise económica de 2009, a polémica do acolhimento dos refugiados em 2015 e o “Brexit” em 2016, a UE vê-se a braços com o surgimento de uma onda de movimentos nacionalistas e eurocéticos por toda a Europa. Estes, defendendo uma maior independência e autonomia de cada país, colocam, então, barreiras preocupantes à estabilidade e coesão e ao crescimento futuro da instituição.

Qual o balanço para Portugal do período de integração europeia? Qual a estratégia que a União Europeia deverá adotar para lidar com os crescentes desafios que se têm apresentado à sua existência? De que forma poderá a UE fomentar o sentimento de integração europeia dos seus habitantes e a prosperidade económica da região?

“O Rumo da UE” na próxima terça feira, 23 de abril, a partir das 18h na sala 3 do CIM, está integrada no projeto “Eleições Europeias’19 – Não fiques de fora!” dinamizado pelo Quórum – Fórum Político e conta com o apoio da Livraria Figueirinhas.
Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.