Com o advento da Internet e a influência crescente das redes sociais na vida dos cidadãos, a Pseudociência tem sido hoje projetada a níveis nunca antes vistos.

Como o próprio nome indica, a Pseudociência mascara-se de ciência, mas sem provas. É um vasto campo que engloba ideias, produtos e serviços que são divulgadas de uma forma aparentemente científica e exata, mas que, no fundo, carecem totalmente de fundamentação e de provas baseadas no método e na literatura científica.

Os domínios da Pseudociência são quase tão vastos como os da ciência em si, começando na física, passando pela biologia e estendendo-se, inevitavelmente, à medicina. A teoria da Terra plana e a homeopatia como remédio para todos os males físicos e morais são alguns dos exemplos que, diariamente, são abordados pelos mais diversos meios de comunicação.

Numa sociedade na qual a literacia em ciência é escassa, existe uma dificuldade considerável na distinção entre estes dois termos, levantando problemas de índole diversa e podendo colocar, inclusive, a vida dos cidadãos em risco.
A utilização de terapias alternativas, não como complementos, mas como substitutos da medicina baseada na evidência, podem conduzir a consequências nefastas na saúde dos que as utilizam. Nesta ótica, encontram-se, também, os movimentos anti-vacinação, sustentados em premissas como a de que as vacinas causam autismo, e que estão no cerne de múltiplos surtos de agentes infeciosos outrora praticamente erradicados nos países desenvolvidos.

Qual é o panorama da Pseudociência em Portugal? Quais são as estratégias usadas na tentativa de a validar? O que podemos fazer para aumentar a cultura científica da população geral?

Na primeira edição do “What About?”, uma rubrica que visa abordar tópicos ligados ao âmbito da saúde, não poderíamos deixar de discutir um dos temas que mais preocupa a comunidade científica. Esta conferência será dirigida pelo Prof. Carlos Fiolhais, uma das figuras portuguesas mais ativas no combate à iliteracia em ciência.
Não percas a próxima atividade já no dia 9 de abril às 18h na sala 3 do CIM.

Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.