Na década de 70, após a revolução de 25 de abril de 1974 e com a perda do mercado colonial, Portugal vivia um período de grave crise financeira, acentuada pela recessão económica mundial e pela sua grande dependência externa. É nesse contexto que o país se aproxima do mercado europeu, fazendo o pedido de adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1977. No entanto, só a 1 de Janeiro de 1986 é que esse pedido se concretiza, simultaneamente com a Espanha, naquele que foi o terceiro alargamento do grupo europeu.
Findos 33 anos desde a adesão à União Europeia assistimos hoje a um país modernizado, cosmopolita, e com relevância no quadro político a nível europeu e mundial. Mas terá sido sempre assim? Qual o balanço do impacto para Portugal deste período de integração europeia? Atualmente, como se compara o país com os seus restantes parceiros europeus? São estas algumas das perguntas que o livro, “Portugal e a Europa: os Números”, procura esclarecer.

Esta obra pertence à Coleção Humanista do Quórum – Fórum Político e encontra-se exposta para consulta na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.