Se todos os períodos da história estão repletos de eventos determinantes, passados essenciais para a construção de futuros, erros para aprender a não repetir, vitórias a cultivar ou sonhos para concretizar, isto será especialmente relevante quando falamos acerca do século XX.
Século repleto de eventos marcantes, século cujas réplicas ainda sentimos intensamente, século absolutamente determinante do passado, que ajuda a explicar o presente e a influenciar o futuro: A história do Século XX de facto é uma concorrente de peso para a mais horrível e mais surpreendente que a humanidade já presenciou. Do extremo da miséria humana às mais extraordinárias realizações, há muito a dizer, a pensar, a reflectir e a nunca esquecer deste período.
É tudo isto, num tudo que pretende abranger o conteúdo histórico de talvez o século mais conturbado da humanidade, que Martin Gilbert pretende nesta colecção: “História do século XX”. Desde o despontar da aviação ou o conflito entre império Russo e Japão no início do século, passando pela I e II Guerras Mundiais, a ascensão de Hitler, a tomada de posse de Roosevelt, a conquista da Lua, a Revolução Húngara e o colapso da União Soviética, até à alvorada da era tecnológica.
O autor desta prodigiosa obra é Sir Martin Gilbert, um dos mais prestigiados historiadores britânicos. Biógrafo oficial de Churchill, publicou também obras monumentais e de referência sobre o Holocausto, Primeira e Segunda Guerras Mundiais e vários atlas históricos. Membro do Merton College, em Oxford, foi outorgado com a Ordem do Império Britânico em 1990 pelos serviços prestados à educação; e em 1995 foi armado cavaleiro por serviços prestados à história e aos negócios estrangeiros britânicos. Faleceu em 2015, com 78 anos.

Esta obra pertence à Coleção Humanista do Quórum – Fórum Político e encontra-se exposta para consulta na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.