Remontando aos primórdios da História da Humanidade, o conceito de autoridade tem uma história rica, acompanhando de perto as grandes alterações de organização de sociedade. Disputada por muitos, outorgada aos Céus ou à Terra, em nome do passado ou pelo futuro, o que é afinal a autoridade?
Será portanto essencial fazer uma abordagem da sua evolução, de um percurso que nos poderá portanto elucidar acerca do seu papel no século XXI. De facto, na sociedade contemporânea, entre um sentimento de desconfiança a qualquer forma de autoridade a reconhecimento de alguma utilidade, a conciliação entre autoridade e modernidade é por vezes desafiadora. Nas sociedades democráticas, onde está o lugar da autoridade? De onde vem? Quando a aceitar, tolerar ou contestar?
É esta temática que é abordada por Miguel Morgado neste livro “Autoridade”. Licenciado em Economia e Mestre e Doutor com ciência política e relações internacionais, é professor no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica e professor visitante da Universidade de Toronto. Conta já com a publicação de várias obras, publicou em 2008 “A Aristocracia e os seus Críticos”.

Esta obra pertence à Coleção Humanista do Quórum – Fórum Político e encontra-se exposta para consulta na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.