A escolha de um estilo de vida, nessa contínua e aparentemente global busca da felicidade, é talvez a questão mais importante que todo o ser humano se faz, consciente ou inconscientemente. O derradeiro desafio da sua individualidade. Como atingir a felicidade? O que realmente nos faz felizes? Como viver para a atingir?
Ao longo de toda a história da humanidade, e, portanto, também de toda a história da literatura, há relatos e tentativas de resposta para esta questão. Neste livro está a resposta, ou pelo menos o caminho de descoberta da resposta, de Henry David Thoreau.

Este escritor, poeta, naturalista e filósofo americano, nascido a 12 de julho de 1817, conta na sua ampla bibliografia com inúmeras obras, entre elas a famosa “Desobediência civil”, que chegou a ser recomendada por Tolstoi ao então jovem Mahatma Gandhi…

Este livro, inserido na autobiografia do escritor, “Walden”, conta-nos a vida de Thoreau depois de escolher viver na natureza, nas margens do lago Walden, onde viveu por mais de dois anos, em oposição à vida entre a sociedade industrializada.
“Onde vivi e para que vivi” é portanto o retrato de uma busca espiritual pela felicidade e harmonia com a natureza, numa reflexão sincera e pragmática sobre a solidão, a felicidade, a vida, e a fuga de uma vida fútil, carente de valor, para que muitas vezes nos empurra a modernidade.

Esta obra pertence à Coleção Humanista do Quórum – Fórum Político e encontra-se exposta para consulta na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.