A transição para uma vida adulta e independente tem muitas vezes a sua maior expressão na gestão autónoma das finanças próprias. Independentemente das áreas de interesse, formação ou profissão, independentemente do local de habitação, ideais ou objetivos de vida, a gestão económica e financeira fará sempre parte da vida de todos, quer saibamos muito sobre o assunto quer nunca tenhamos contactado com os mais elementares dos conceitos de economia. Apesar de todos pagarmos impostos, a poucos esta tarefa é ensinada ou explicada.

Por outro lado, a gestão financeira e económica faz parte da vida de todos os Estados, e é parte essencial das suas relações no mundo, da sua geopolítica e acordos comerciais. E muitas vezes decisões financeiras decidem um clima de prosperidade ou de grave crise económica dos seus cidadãos. Apesar desta importância, muitas destas realidades financeiras são desconhecidas em grande parte pela população.

O que podes fazer e o que tens de fazer com o teu dinheiro? E o que é que o mundo faz com o dinheiro? O que significa afinal tudo isso de défice nacional, certificados de aforro, contas à ordem, IVA, PIB, recibos verdes e outros conceitos que às vezes o mundo nos exige que saibamos o que são, sem que nunca nos tenham sido explicados?

Se quiseres descobrir algumas respostas para estas questões, ou apenas explorar a vastidão deste tema e suas aplicações, não percas o próximo evento do Quórum, dia 2 de maio, “Workshop de Literacia Financeira”!

 
 
Esta atividade tem o apoio da Livraria Figueirinhas.