A relação entre a Europa e a Rússia tem uma longa e complexa história, mas cuja importância continua a ser de extrema importância na história mundial e na geopolítica internacional.

Estas duas potências, tão diferentes, partilham também imensa história, e muitíssimos traços culturais, numa aproximação da dita identidade ocidental que ambos partilham. De facto, a Rússia, com fortes raízes europeias, partilhou muitos dos seus maiores períodos da História com outros países Europeus e a relação estabelecida com estes muitas vezes ditou os grandes rumos do mundo.

Na atualidade, a construção desta relação, abordada por este livro, parece ainda uma tarefa árdua, com um longo caminho pela frente.

“Rússia e Europa: uma parte do todo”, é um livro da autoria de José Milhazes, já outrora convidado e orador do Quórum. Historiador e jornalista português, viveu 38 anos na União Soviética, e posterior Rússia, tendo a oportunidade de vivenciar um dos períodos mais conturbados da história deste país e compreender como ninguém a sua evolução histórica e posição atual no mundo.

Esta obra pertence à Coleção Humanista do Quórum – Fórum Político e encontra-se exposta para consulta na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.