A história da Europa apresenta uma complexidade que tanto lhe aumenta o fascínio como torna árdua a sua leitura linear.
Com uma história heterogénea, lotada de detalhes e singularidades, espírito partilhado e individualidade expressa, repleta de contradições e conflitos, incertezas e descobertas, a construção de uma identidade cultural europeia é um evento progressivo e fluorescente que deve ser compreendido num todo.
Neste processo histórico, vamos ganhando consciência de um valor identitário da Europa, representado atualmente em projetos como a União Europeia, e que partilha o legado de Homero e James Joyce, da Revolução Francesa e dos Descobrimentos, das Guerras Mundiais e do Iluminismo…
Este livro é a procura dessa identidade europeia por Vasco Graça Moura, influente escritor, tradutor e político português. Face à sua extensa obra literária e cultural, ganhou prémios como o Prémio Pessoa (1995), Prémio Virgilio Ferreira (2007) ou Morgado de Mateus (2013). Por outro lado, foi também premiado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (2010) ou a Medalha de Ouro da Cidade de Florença de Itália (1998) pelos seus trabalhos de tradução, entre tantos outros.

Esta obra pertence à Coleção Humanista do Quórum – Fórum Político e encontra-se exposta para consulta na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.