A Rússia mantém-se uma potência global incontornável na diplomacia e eixo de poder da geopolítica mundial. Após uma lenta e árdua recuperação desde a queda da União Soviética, em 1991, a Rússia está no centro da redefinição dos mapas geopolíticos de influência, e de muitos dos episódios que continuam a marcar a actualidade: a Guerra na Chechénia, a anexação da Crimeia, a intervenção na Síria, entre muitos outros.

Figura marcante e impossível de ignorar, Putin tornou-se por sua vez a própria representação russa. Divisor de opiniões, é muitas vezes criticado pelo seu poder aparentemente quase absoluto no país, repressor de meios de comunicação social e adversários políticos. Estas críticas têm vindo a intensificar-se, sobretudo após a sua intervenção na Ucrânia, que aumentou o receio da ocupação russa de territórios Balcãs.

Recentemente, as relações russas com o Ocidente têm-se deteriorado assemelhando-se ao clima da Guerra Fria. No entanto, a nova presidência dos EUA, o aproximar das relações com a China e a Turquia, e o aparente início da resolução do conflito na Síria estão a redefinir o papel da Rússia no mapa geopolítico atual.

Quer já tenhas uma opinião formada quer não encontres respostas que te satisfaçam para tudo isto, não deixes de marcar presença na próxima Conferência do Quórum, dia 29 de Março, que contará com a presença do Professor Doutor José Milhazes. Licenciado em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo, José Milhazes é correspondente de órgãos de informação portugueses e estrangeiros em Moscovo e comentador de política internacional em vários media noticiosos portugueses, sendo inclusive autor de numerosos artigos e livros sobre Relações Internacionais e História da Rússia.
Contamos contigo!