Desde a Grécia Antiga, berço da política, que os povos são dirigidos segundo diversos sistemas governativos, assentes em ideologias nas quais se baseiam na criação de objetivos políticos, económicos e sociais.

Por considerarmos estes princípios os mais indicados para o funcionamento pleno de uma sociedade, muitas vezes decidimos dar poder a um partido em detrimento de outros. Surgem assim as várias orientações políticas, que divergem e se diferenciam umas das outras, na forma de governo na qual se revêem, no sistema económico que defendem, na política social que consideram apropriada. Ser de direita, ser de esquerda, são posições encaradas com alguma leviandade e por vezes gera-se confusão na verdadeira aceção da palavra, por falta de contexto histórico ou significado. Mas o que é realmente uma política de direita? Em que difere um democrata-cristão de um social-democrata? Em que acredita um governo de esquerda?

Quer já tenhas uma opinião formada, quer não encontres respostas que te satisfaçam para tudo isto, não deixes de marcar presença no workshop de Ideologias Políticas organizado pelo Quórum, no próximo dia 21 de novembro!