No dia 9 de novembro o mundo acordou para um cenário que era inesperado pela maior parte dos analistas: Donald Trump foi eleito 45º presidente dos Estados Unidos da América.

O candidato republicano conseguiu uma vitória inédita, arrecadando não só a maioria de representantes no colégio eleitoral, mas também saindo-se vitorioso na maioria dos estados americanos e conseguindo conquistar alguns dos estados considerados há muito bastiões democratas. Para além do mais, Donald consegue alcançar uma vitória republicana tanto no Senado como na Câmara dos Representantes.

Durante a campanha eleitoral Trump prometeu uma descida massiva dos impostos, a construção de um muro na fronteira com o México, uma aproximação geopolítica à Rússia e uma alteração do papel dos E.U.A na NATO, entre outros. Mas o que representará esta vitória? Tornar-se-á a América “great again”? Ou estaremos na iminência de um futuro irremediavelmente diferente?

Quer já tenhas uma opinião formada, quer não encontres respostas que te satisfaçam para tudo isto, não deixes de marcar presença no próximo debate do Quórum, dia 16 de novembro!