No dia 8 de Novembro de 2011, o Quórum – Fórum Político realizou o seu primeiro debate, dedicado à temática do Estado Social. Passados 5 anos, esta discussão não só não se tornou desatualizada, como ganhou particular relevância no panorama europeu e nacional, no contexto da melhor abordagem à crise económica que grassa desde 2008.

A discussão sobre as características do Estado Social encontra-se na base de qualquer debate informado sobre política económica e social. Na verdade, é na definição deste conceito que se tornam mais evidentes as diferenças ideológicas fundamentais entre as diversas famílias políticas.

Neste debate os vários intervenientes procuram estabelecer um equilíbrio entre, por um lado, o laissez-faire, a minimização do estado e o individualismo e, por outro, a regulação estatal dos mercados, a segurança social e o coletivismo.

Qual será o melhor modelo de Estado Social para Portugal? Como evoluiu no passado recente o Estado Social português, e como foi a sua adaptação à crise? Estas são algumas das questões que serão discutidas com os oradores e com a audiência.

Quer já tenhas uma opinião formada quer não encontres respostas que te satisfaçam para tudo isto, não deixes de marcar presença no próximo debate do Quórum! Será no dia 8 de Novembro, no Salão de Alunos da FMUP, pelas 19 horas.