Há 5 anos em guerra civil, a Síria é palco de um conflito com repercussões humanitárias e geopolíticas incontornáveis. O que começou por alguns protestos populares contextualizados na Primavera Árabe, com manifestações de oposição ao governo sírio de Bashar al-Assad, rapidamente escalou para um conflito armado, que abrange aspetos de natureza sectária, cultural e religiosa. Entretanto, a intervenção de outros países, com presença militar no terreno, apoio económico a facções, ou como grupos de influência, e o aproveitamento da instabilidade pelo Estado Islâmico, contribuíram para que hoje a Síria esteja imersa numa guerra civil sem resolução à vista…

Qual é o contexto histórico da situação na Síria e no Médio Oriente? O que se poderá esperar no futuro? Será possível uma resolução com participação de Bashar-al-Assad? Qual a importância da guerra na Síria na luta contra o Estado Islâmico? Qual tem sido a intervenção da Europa e dos Estados Unidos? E da Rússia e Turquia?

As variantes multiplicam-se e dificultam a compreensão desta situação, tão importante na atualidade geopolítica. Se queres saber mais, não percas a 3ª conferência do ciclo “Geopolítica para totós” do Quórum, dia 26 de abril! Para participares, basta inscreveres-te enviando um e-mail para quorumfp@gmail.com com o teu nome completo. Esta atividade é aberta a todos os estudantes da Universidade do Porto.