Fiscalidade Verde

A Fiscalidade Verde veio para ficar. Apresentada aquando do Orçamento de Estado para 2015, é um regime fiscal que visa promover hábitos de consumo e mobilidade sustentáveis de uma forma vigorosa.

Embora conceitualmente muito interessante, é na aplicação da Fiscalidade Verde ao nosso contexto que surge a controvérsia: com o poder de compra dos portugueses cada vez mais baixo, um aumento da carga fiscal pode ter efeitos negativos sobre a já de si fraca recuperação económica. No entanto, a Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde fundamenta as medidas precisamente num esperado aumento do PIB e do crescimento económico.

E a verdade é que também alguns sectores da Economia têm seguido uma via mais “verde” na última década. Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, a Economia Verde pressupõe práticas industriais que diminuem os riscos ecológicos e que permitem um desenvolvimento sustentável, sem danificar o ambiente.

Mas terá a Fiscalidade Verde o efeito pretendido? E a Economia Verde, será realmente sustentável do ponto de vista económico?
E como se relacionam estes dois temas com o combate às alterações climáticas?

No próximo debate tentaremos responder e debater todas estas questões. Junta-te a nós e dá o teu contributo na discussão deste tema.