O passado, o presente e a perspetiva futura; o desenvolvimento e o percurso, as personalidades e as interpretações da ciência em Portugal: estes são alguns dos temas abordados neste livro, escrito também ele por um dos vultos científicos mais relevantes em Portugal.

Carlos Fiolhais, físico e professor universitário, tem um extenso percurso no seio científico português. Com cerca de 140 artigos científicos publicados, nacional e internacionalmente, é um dos principais protagonistas da divulgação científica em Portugal, tenho publicado vários livros nesse intuito. Recebeu, entre outras distinções, a Ordem do Infante D. Henrique (em 2005) ou, ainda no ano passado, o Grande Prêmio Ciência Viva Montepio.

Neste livro é abordada o extenso percurso da Ciência no nosso país, com a descrição de episódios particularmente desconhecidos e interessantes. Uma leitura didática e descritiva, mas também interpretativa e apreciativa, que nos faz refletir acerca do futuro da Ciência em Portugal, o que esperar e o que fazer para contribuir para esta área que se mostra cada vez mais importante na sociedade. Não deixes de ler.

Esta obra pertence à Coleção Humanista do Quórum – Fórum Político e encontra-se exposta para consulta na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.