O mês de março de 2016 tem sido marcado por notícias vindas do outro lado do Atlântico sobre os escandalosos processos de investigação que envolvem várias importante figuras políticas do Brasil e empresas de construção. Já conhecemos a Operação Lavo Jato há alguns meses, mas os últimos desenvolvimentos levaram a um pedido de injunção da presidente eleita, Dilma Rousseff, e a um estranho zigue-zague entre cargos por Lula da Silva, nada bem visto pela opinião pública. Em Portugal, onde esta investigação também ligações, já se tornaram habituais as grandes investigações a crimes de corrupção, seja no domínio político, económico ou financeiro.

O que leva, afinal, alguém a cometer este tipo de crime? Há alguma maneira de o prevenir, ou devemos apostar na sua resolução pela Justiça? E como se define a corrupção?

No seguimento de outras acções do Quórum relativas a este tema, e sendo central nos problemas da sociedade portuguesa, o Quórum escolheu o livro “Corrupção”, de Luís de Sousa, da colecção Ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos, como Livro do Mês de março.